Tradutor

LIVRO GRÁTIS: "The Stairs Omnibus"

A Escala de Omnibus é um e-book grátis de 430 páginas, que descreve muitos como 399 escalas musicais diferentes, em todos os tons, com sinônimos, notas históricas, acordos em que cada escala pode ser usado para improvisar, tabelas de resumo e muito mais. O mais provável é o mais completo livro sobre o assunto, sem dúvida, o mais completo entre aqueles que podem ser baixados gratuitamente da Internet.

Estou muito prazer de oferecer esse material para todos os músicos, instrumentistas, vocalistas, compositores, improvisadores, estudantes, amantes da música ... em suma, a todos os leitores de saxopedia.

Livremente compartilhar este material com seus amigos músicos, e seus estudantes se você é ensinado. No entanto, em vez de passar uma cópia do PDF, você compartilhar a URL da página inicial do OMNIBUS ESCALA , para que eles possam fazer o download da versão mais recente do arquivo PDF.

Ver o PDF on-line

Faça o download do arquivo ZIP comprimido

A Escala de Omnibus

Uma dúzia de transcrições inéditas de solos de trompete

Grandes graças a Michael Neff para o envio de uma dúzia de transcrições solos de trompete de sua coleção pessoal!
Se você gosta dessas coisas, faça uma visita ao site do Michael .

100 novos sax e trompete solos

Eu só atualizou os índices das transcrições de sax e trompete , com uma centena de novos solos.

Alguns novos solos são, na verdade, vídeos mostrando transcrição ENQUANTO é tocada a música, que é uma abordagem educacional indivíduo incrivelmente eficaz. A capacidade de visualizar a linha melódica e ouvir música ao mesmo tempo revela muito sobre as intenções e o estilo do músico.

Um grande obrigado a Geoff Spector para compartilhar com numerosas transcrições saxopedia.

50+ novas transcrições de solos por Høeg Thomas-Jensen!

Na década de 80 o nosso amigo Dane Thomas-Jensen Høeg transcrita vários solos e saxofonistas do funk fusion, como David Sanborn, Michael Brecker, Tom Scott, Marc Russo (Yellowjackets) e Jay Beckenstein (Spyrogyra). Em todos esses anos manteve este grande material na gaveta, até a semana passada, quando ele decidiu fazer a varredura de tudo e enviá-los para Saxopedia. Você pode encontrar esses índices inéditos em ' índice de transcritos .

Obrigado, Thomas!

Conferência sobre EWI Alistair Parnell

Acabei de encontrar uma sessão interessante do especialista sax / ewi Alistair Parnell, que inclui uma introdução ao EWI, demonstração de sons, as amostras usando um notebook, pedal de loop station e manipulação de som através de software. A sessão foi preparado para o XVI Congresso Worlds Saxophone St Andrews, em 2012 (Escócia), o vídeo no YouTube foi visto menos de duas mil vezes, mas que merece uma audiência muito maior. Assim, dar-lhe um olhar e compartilhá-lo.

Meu novo livro: "Fazer música com o seu iPad"

Eu sei, é realmente muito tempo desde que eu escrever um post. Mas desta vez eu tenho uma boa desculpa, ou melhor, uma boa desculpa: eu estava muito ocupado escrevendo meu novo livro :-)

Não é o meu primeiro texto para Mondadori -në Eu já escrevi uma dúzia, todos destinados a desenvolvedores de software. Esta é no entanto o primeiro livro dedicado aos músicos, embora seja uma categoria muito especial de músicos, ou aqueles que possuem um iPad, um iPhone ou um iPod Touch e me pergunto como eles podem explorá-lo na música.

Aqui estão os detalhes do livro, com o texto na tampa traseira. Para se ter uma idéia melhor do que você vai encontrar nele, você pode ler um trecho da introdução .

Além de ser um tablet poderoso e versátil, o iPad é uma ferramenta extraordinária que permite que qualquer pessoa a aprender a tocar e cantar, compor suas próprias músicas, misturar suas faixas favoritas como um DJ, criar ritmos cativantes, descobrir novas bandas e assim mais.

Se você é um músico profissional, um hobby ou um ventilador simples, independentemente do estilo de música que adoro jogar ou ouvir, "Fazendo música com o seu iPad" é o guia mais completo para este mundo fascinante, com a revisão dos 80 app melhor música para iPad e iPhone, os segredos para usar na melhor das hipóteses o aplicativo mais poderoso incluindo GarageBand, Musicstudio, NanoStudio, AmpliTube, ThumbJam, beatmaker, iReal b, Drums XD e GrooveMaker, ea descrição dos melhores acessórios musicais, interfaces de áudio / MIDI e teclados para ser conectado diretamente a dispositivos iOS.

O autor: Francesco Balena é o autor de vários software de programação manuais traduzidos em uma dezena de idiomas. Quando não está na Itália e em todo o mundo para conferências e seminários técnicos, passa seu tempo a tocar saxofone e se divertir fazendo música com seus teclados iPad, MIDI e outros brinquedos musicais.

Publicado por: Microsoft Press

Preço de capa: 16 €

Comprar online IBS.IT ou Amazon

Pouco mais de 1.500 transcritos sax, mais de 3.000 em todo!

Com as adições de hoje, o índice de Saxopedia ultrapassou a barreira dos 1.500 transcritos para sax, aos quais são adicionados em 1500 transcrições de outros instrumentos.

É, pelo menos, 6-7000 páginas impressas. Ou, se preferir, quase quatro dias de música transcrita! UAU!

[REVIEW] The Giant Steps Scratch Pad completa

Agora eu estudei um pouco sobre o belo livro A Raspadinha Pad Giant Steps completa Robert Hartig, cujo subtítulo - 155 Licks e padrões em cada chave para ajudar você a Challenging Tune do Mestre John Coltrane -fornece uma boa idéia do que o livro contém.

O que o título eo subtítulo não diz é o quão bem o livro está organizado. Diferentemente da maioria dos livros sobre padrões, que isolam uma frase e a realização de todos os doze tons, este e-book tem abordagens diametralmente opostas: há 12 capítulos, um para cada matiz. O material é basicamente o mesmo para todos os capítulos, com exceção de algumas pequenas mudanças para recuar as notas na extensão do sax.

Cada capítulo tem 20 páginas e é dividido em duas seções, que refletem a estrutura da AB Giant Steps, onde cada seção é 8 compassos cada. (Seção A é aquele para o qual nós geralmente se refere como ciclo Giant Steps. O padrão na "A" de cada capítulo são quatro medidas de comprimento e deve ser transportado para uma terça maior para baixo para obter as sentenças para mede 5-8. Pelo contrário, as sentenças para a seção "B" de cada capítulo 8 medidas são longas e não necessitam de transposição.

Ambas as seções "A" e "B" de cada capítulo termina com uma página dedicada ao padrão na escala aumentada, cuja relação com Giant Steps é que você pode jogar a esta escala ao longo de toda a sequência de passos gigantes sem ser muito dissonante . (Você pode, no entanto, ser muito traquina, mas isso é outra história ...)

Minhas impressões deste livro são definitivamente positivo. A maioria dos frais não são o padrão habitual 1-2-3-5 que abundam em livros semelhantes, e são mais musical e menos previsível do que a maioria dos padrões para Giant Steps vi outro. Devo acrescentar que eu não estudei o livro durante o tempo que eu queria. Embora o autor afirma que o livro é o resultado de anos de estudo, ele admite que não tem realmente estudou todos esses padrões em todos os tons possíveis, e na verdade eu duvido que existem muitos saxofonistas do mundo que pode realmente jogar Giant Steps em qualquer tonalidade. No entanto, se você quer ser parte deste pequeno círculo, então certamente este livro vai lhe dar material a ser estudado há anos.

A estrutura incomum AB do livro é interessante, embora às vezes eu me surpreendo a desejar ter todas as transposições de um padrão na mesma página, algo que muito sentido se você quer jogar "fora" ou se você deseja sobrepor o Giant Steps sequência de uma música que usa um modal ou seqüência harmônica diferente.

Mesmo as páginas dedicadas à forma de o excelente material escala aumentada, pelo menos para mim que eu nunca bastante familiarizado com este tipo de escala. Para ser honesto, eu teria gostado de ver mais variedade nos diversos padrões rítmicos -mais do que usa colcheias simples, mas mudar um clichê para torná-la uma frase original deve ser parte da riqueza de experiência de todos os músicos, e é incerto um dos objetivos deste livro.

O autor recomenda um estudo sobre o padrão com um Aebersold, no entanto, não é a melhor solução, porque a estrutura do livro AB significa que você não pode aplicar o que você lê em toda a estrutura da canção. Melhor seria usar uma canção preparado com Band-in-a-Box, que permite, em vez de repetir indefinidamente uma porção da peça. (Claro, isso pressupõe que você tenha BiaB.)

Os visitantes saxopedia tem uma terceira opção ainda melhor. Giant Steps para estudar eu criei uma seqüência de acordes com ChordPulse , mas você não tem que comprar qualquer software, pois você pode baixar a versão gratuita ChordPulse jogador . Neste ponto, você pode examinar qualquer parte da sequência de Giant Steps, em qualquer tecla e, a qualquer momento, depois de baixar Este arquivo ZIP . (I ChordPulse descrito no presente artigo e eu também preparou os arquivos para sequências de acordes mais comuns, que você pode baixar a partir desta página .)

Você pode encomendar os passos gigantes Scratch Pad completo e-book a partir do site Stormhorn Robert Hartig, no mesmo local, você pode encontrar muitos outros artigos interessantes, mesmo específicas sobre Giant Steps, como este .

Boa leitura e bom estudo!

Transcrições de solos Sandro Fontoni

Graças a Sandro Fontoni para o envio de algumas de suas transcrições inéditas, dois sax:

Larry Schneider apenas em Hit Tune de Bill (soprano)
Larry Schneider apenas em camarada Conrad (tenor)

e três para baixo:

Dave Holland só no Spot That Man (Night Town, 1992 -Don Grolnick)
Dave Holland apenas em Blues for Pop (Night Town, 1992 -Don Grolnick)
Anders Jormin -Sommarnatt (Sozinho, 1991)

Eu também atualizou a página das transcrições para solos de sax com outros encontrados na net, e agora conta com 1.399 transcritos no total.

Seis (ou mais) iOS app para estudar música

Se você pensar sobre isso, nós, os saxofonistas (e qualquer outro músico, para que o assunto), precisamos de um monte de acessórios para estudo e prática. Obviamente serve o instrumento, mas também precisamos de o metrônomo, um afinador, uma estante, um ou mais pastas de trabalho, o Livro Real ou outras pontuações. Para estudar improvisação, então, precisamos também de um CD ou MP3 com alguns Aebersold. Se a harmonia estudou também precisa de um plano ou um teclado no qual a tocar acordes.

Ele é um bom bocado de coisas para levar, não?

A boa notícia é que agora tudo o que precisamos é um iPhone ou um iPod Touch ou um iPad, se nós gostamos das telas maiores. Naturalmente, temos de continuar a levar conosco o sax, mas pelo menos isso!

Metrónomo

Se você fizer uma busca por "metrônomo" na App Store você recebe cerca de 350 partidas, então não vai ser mimado pela escolha. Em alguns casos, estes são programas que fazem muito mais do que manter o tempo, mas também não consideram predendoli permanecer pelo menos duas centenas de programas para escolher. Todos os aplicativos que testei são suficientemente precisas para a prática.

Se você estiver procurando por um metrônomo "simples", não vale a pena gastar o dinheiro, como a maioria dos aplicativos gratuitos são suficientemente precisas e completas. Eu gosto especialmente Metronome Steinway por causa de sua interface gráfica "woody". Ele suporta a maioria das vezes mais comum e tem um indicador visual útil que não forçá-lo para conectar o iPhone a um alto-falante para evitar os cliques são inaudíveis quando você toca o sax (que tem um volume muito maior).

Há muitos outros aplicativos que oferecem variações sobre o metrônomo também base bastante imaginativa, como o aumento ou a diminuição progressiva do número de batimentos por minuto. Pessoalmente, eu não estou interessado nesses recursos, como eu acredito que eles vão contra o objetivo principal do estudo com o metrônomo. No entanto, é bom saber que a App Store também oferece esses "super-metrônomos." Por exemplo, você poderia investir € 0,79 para final Metronome , que também suporta as vezes, sons muito incomuns diferentes para os cliques em diversas batidas, preços de compostos personalizados dentro de uma única música, e muito mais.

Outra metrônomo bastante interessado (também em € 0,79) é polirritmia , que ajuda a trabalhar com polyrhythms também muito complexas, como o 7-de-11 ou 2-on-3. Este aplicativo é mais dirigida aos bateristas, mas pode ser útil para qualquer instrumentista. Seu autor Wolfram Winkel também criou uma versão menor do software, que pode ser executado em qualquer navegador, para que possa fazer uma idéia de como o programa funciona, antes de comprá-lo. (As principais diferenças entre o iPhone app e aquele que é executado no navegador é que este último não permite que você especifique um valor preciso de BPM.)

Tal como acontece com a maioria dos aplicativos de música, lembre-se de desativar a auto-bloquear o seu iPhone ou iPad quando você trabalha com o metrônomo, caso contrário, seria obrigado a desbloquear continuamente scheermo.

Sintonizador

A categoria dos sintonizadores está lotado, quase tanto como a de metronimi e -como para metrônomos -você pode encontrar um sintonizador dentro de muitos outros aplicativos de música, especialmente para guitarristas como AmpliTube, AmpKit e iShred Live. E como com metrônomos, você pode economizar um pouco de dinheiro baixando um aplicativo gratuito, porque não são excelentes.

No meu caso eu escolhi n-Track Tuner . Não há muito a dizer sobre este app, exceto que ele funciona bem e que apenas alguns anos atrás, passou trinta Euros para comprar um afinador cromático "true" que é praticamente as mesmas coisas, e que muitas vezes eu saí de casa porque Eu não tinha espaço suficiente sob a custódia do sax.

Ear Training

Há muitos aplicativos iOS que ajudam a desenvolver a capacidade de reconhecer intervalos e acordes. Muitos aplicativos gratuitos fornecem a principal funcionalidade (por exemplo, intervalos. Simples), mas você pode ter que gastar alguns euros para um curso completo de treinamento da orelha. Por outro lado, é uma ótima maneira de gastar o seu dinheiro, porque um ouvido treinado é essencial para qualquer músico. Felizmente, praticamente todas as aplicações deste tipo para uma taxa, há uma versão correspondente "lite" gratuita, que permite testar o software antes de comprá-lo.

Os três aplicativos que valem a pena tentar são Karajan em 11,99 € (ou sua versão gratuita Karajan Beginner ), Ear Training em 11,99 € (ou a versão gratuita Ear Training Lite ) e Ear Trainer em € 5,49 (ou Ear Trainer Lite livre ).

Tocar de ouvido oferece uma abordagem diferente e ouvido treinamento. Neste caso, em vez de ter que tocar na tela para indicar suas respostas, você só tem que tocar a nota em questão em seu instrumento. Outra característica muito interessante deste aplicativo é que ele é completamente grátis!

Alterar o tempo ea chave

Se você está transcrevendo, estudando ou praticando em um, você só precisa de um leitor de MP3 que pode retardar a música sem alterar o seu tom, ou talvez até mesmo para levar a música em um tom sem muitos sustenidos e bemóis. Nos bons velhos tempos, quando os discos eram de vinil, foi possível reproduzir uma música na metade da velocidade (baixando o tom das notas de cerca de uma oitava), definindo a velocidade de 16 rpm na vitrola. É para que eu pudesse estudar solos pássaro ou Coltrane. Felizmente hoje as coisas são muito mais simples.

Na minha opinião, o aplicativo mais versátil neste grupo é Slow Down Music Player , que suporta a capacidade de importar músicas de sua biblioteca iPod, coloque um espaço reservado para encontrar rapidamente um ponto da música, e executar uma seção da canção em loop, e para compartilhar partes da música através do e-mail. Não deve ser esquecido é o fato de que este aplicativo é gratuito. Sua única limitação é a de não trabalhar com músicas protegidos por DRM, como tais canções podem não ser importante a partir da biblioteca (é uma limitação comum a todos os aplicativos desse tipo).

App Store você pode encontrar outros programas com características semelhantes. Por exemplo, você poderia ter um olhar lento Notes Music Player , que oferece uma interface de usuário mais polido e é gratuito.

Livros e música

Se você possui um iPad, você pode finalmente deixar todas as suas Real Book em casa! Na verdade, existem muitas aplicações excelentes que lhe permitem visualizar as partituras musicais salvos no formato PDF.

Em primeiro lugar, considero que qualquer leitor de PDF pode ser útil para mostrar notas, como o excepcional GoodReader , que também lhe permite adicionar anotações e colorido para mostrar duas páginas lado a lado. Eu uso o GoodReader para ler versões PDF dos meus livros.

Isso também é verdadeiro, no entanto, que há muitas outras aplicações específicas para os músicos. Em particular, aqueles que eu uso regularmente são forScore e forScore e iGigBook.

A 3,99 € forScore é o mais barato dos dois, mas já inclui quase todos os recursos que você poderia querer, incluindo a importação do iTunes ou Dropbox, bookmarks, a capacidade de procurar músicas por título, gênero, compositor, etc. ., anotações, zoom, suporte para modo paisagem (landscape) e cortar as margens de uma página (a fim de fazer melhor uso da tela do iPad). Inclui um metrônomo, um sintonizador, a capacidade de virar a página automaticamente (até mesmo páginas meia), para conectar duas porções de uma pontuação (útil para repetições, como chefe, código, etc.) E para compartilhar pontuações via Bluetooth. Contém um teclado de piano, suporta saída para um monitor externo ea AirTurn pedal (para virar a página sem usar as mãos), e muito mais.

iGigBook custa três vezes mais (11,99 €) de forScore, no entanto, este preço mais elevado se justifica especialmente se você jogar jazz. Na verdade, a principal característica do iGigBook é um índice de mais de 60 falso livro , incluindo todos os mais populares, tais como as várias edições do Real Book, também nas variações na Bb e Eb. Isso significa que, se você tem uma versão em PDF desses livros -você pode encontrar uma espada específica em questão de segundos.

iGigBook tem muitas outras características, incluindo as mudanças de acordes (mas não a melodia) de mais de 1200 padrão, que, aliás, pode ser transportati em qualquer tecla, e a capacidade de gerar um único arquivo PDF contendo todas as músicas selecionadas (muito útil para a passagem de dezenas de colegas músicos antes de um teste). Como acontece forScore, é possível identificar os pontos de repetição, a em-chefe, etc., de modo que iGigBook pode passar corretamente a partir de uma página para outra, e também iGigBook é ligeiramente melhor do que forScore para a maneira em que permite organizar listas de pontuações.

Os autores do iGigBook também oferecem um aplicativo para iPhone, chamado iGigBook Pager , que lhe permite "virar a página" em um iPad conectado sem fio, um recurso especialmente útil quando você mostra a pontuação em uma tela externa. Por outro lado, iGigBook não suporta a "meia-page" (muito útil para uma transição suave salta entre uma página e no próximo), não inclui um sintonizador, não suporta o compartilhamento via Bluetooth ou DropBox, só para listar alguns o seu limite .

Em resumo, a data forScore e iGigBook não são perfeitamente equivalentes e cada um dos recursos que estão em falta no outro. Por esta razão, você deve comparar cuidadosamente os seus recursos antes de comprar um. Ou você pode ter os dois e usar um ou o outro, dependendo do caso.

Play-Along

Nesta área há apenas um app que você absolutamente deve ter, ou iReal b . Este programa surgiu há alguns anos atrás, e desde então tem actualizado regularmente e ampliado. Em sua primeira versão oferecida apenas os acordos das canções do Livro real, mas não as questões (por questões de direitos autorais óbvias), com a capacidade adicional para transportarli em todos os tons e tratar adequadamente os instrumentos de transposição, em Bb, Eb, F e G. Grande para todos os instrumentos de sopro, então.

Com o passar do tempo, o autor acrescentou algumas compras no aplicativo (por estilos jazz, pop / rock e latim) que permitem que você crie o acompanhamento de qualquer música, usando o estilo e hora de sua preferência (veja as imagens abaixo, à esquerda). Com este recurso, não só você pode praticar em Giant Steps, finalmente, uma vez que "humano", você também pode tentar mudar o estilo das músicas, e talvez jogar Donna Lee com uma pedra ou sabor latino.

As últimas versões do iReal b conter nenhuma canção, mas você pode facilmente fazer o download das progressões de acordes de mais de 1300 músicas, ou inserir as progressões usando um editor interno (ver a imagem na parte inferior direita). No site do produto que você pode encontrar muitos vídeos instrutivos que ensinam a fazer a maior parte do número potencial deste software ..

iReal b custa € 5,99 e pacote de estilo para o jazz, pop e custo Latina, respectivamente 4.99,3.99, e 2,99 euros, para estar preparado para gastar cerca de 18 euros para o pacote completo. É mais do custo de um típico app de música para iOS, mas é uma fração do custo em comparação com o que vale a pena. É como ter em seu bolso toda a série de Aebersold, além de deixar de ver a mudança no máscaras mosca, hora e duração da peça. Há até mesmo um mini-mixer que permite variar o volume de cada instrumento, por isso é uma grande ferramenta para pianistas, baixistas e bateristas. O acompanhamento automaticamente gerado certamente não pode competir com os grandes músicos tocando nos discos de Aebersold, mas o resultado ainda é muito bom ea aplicação pode mantê-lo ocupado por anos e anos de estudo.

Mesmo se você não está interessado na possibilidade de play-along, iReal b ainda é um must-have em vista a cobrança de progressões de acordes. Agora eu nunca ir para uma jam session sem meu iPhone.